História da Cidade

TEREZÓPOLIS DE GOIÁS

Município Brasileiro do Estado de Goiás, com população estimada em aproximadamente 7.000 ( Sete mil habitantes).

SUA HISTÓRIA

Entre os anos 30 e 40 inicia-se o povoado que em algum tempo depois veio a ter o nome de Vila Santa Tereza, na época fazendo parte do Município de Goianápolis – Go.

Já nos anos 80, Santa Tereza consegue duas grandes conquistas, se tornando Distrito de Santa Tereza e nas eleições de 1988 elegendo 2 (dois) vereadores e o Vice-prefeito: o Ver. Divino Moreno, o Ver. Galego sendo o mais bem votado de todo Município de Goianápolis naquela Eleição, e o Vice-prefeito Florival Fagundes; Um grande feito para a época, dando assim um passo muito grande para conquistar a tão sonhada emancipação Política do Distrito.

Aos 29 de abril de 1992 a população do Distrito de Santa Tereza comemora e solta o grito – Estamos Emancipados!

Fogos de artifícios, carreatas, danças e batucadas cortaram a noite de 29 de abril de 1992.

Mas uma vez a população se junta e através de um Referendo popular escolhe o nome do recém-emancipado Município de TEREZÓPOLIS DE GOIÁS.

ECONOMIA

“Até o inicio dos anos 90, a base da economia local era a Agropecuária e agricultura. “

Mas devido ao fato do município de Terezópolis de Goiás estar geograficamente muito bem localizado e situado as margens da BR 153 – 060 o maior corredor econômico do Centro Oeste Brasileiro, ficando a 23 km da Capital do Estado de Goiás: Goiânia e 160km da Capital Federal: Brasília, o comercio varejista e a Industria movimenta hoje a maior parte da economia local.

“Quem hoje passa por Terezópolis de Goiás encontra vários restaurantes com comidas típicas das mais variadas, tipo: Dobradinha, Feijoada, Arroz com frango caipira, tendo como referencia o melhor espetinho com feijão tropeiro da Região.”

Devido o carisma e o bom acolhimento, que é peculiar da população local, Terezópolis se tornou hoje terra de várias famílias imigrantes de outros estados que escolheram aqui se estabelecerem para morar, trazendo com eles suas culturas e tradições, dentre estas culturas a que mais chama a atenção é a culinária, principalmente a nordestina.

Citamos aqui alguns pratos típicos do outras regiões que hoje é comum encontrar em Terezópolis de Goiás:

? Chambari, do Tocantins;

? Tapioca, da Bahia;

? Caldo de abobora com carne de sol, da Bahia;

? Buchada de bode, do Rio Grande do Norte;

Joelho de gado com feijão branco, do Pernambuco;

? Carneiro assado, Vatapá, Baião de Dois, Mugunzá, Acarajé, Sarapatel, e tantos outros…

Em Terezópolis de Goiás também é fabricado o Requeijão Baiano, o Requeijão Goiano, Uma infinidade de Queijos e os mais Variados Doces.

Também é produzido em Terezópolis de Goiás pamonha, Cural de Milho e Caldos de todos os gostos.

“As tradições e principalmente a Culinária importada de outros estados Brasileiros se tornou tão presente no cotidiano do povo terezópolino que motivou o atual prefeito de Terezópolis de Goiás Francisco Alves de Sousa Junior (Junior) a estar projetando implantar no município a feira da Gastronomia Nordestina que tende esquentar ainda mais a economia local.”

CULTURA E TRADIÇÕES

“Já tradicionalmente conhecida a festa junina de Terezópolis é marcada pelo total envolvimento do todas as escolas da rede municipal e estadual. O excelente nível com o qual os grupos de dança de Quadrilha se apresentam, a grande diversidade de barraquinhas e o ambiente acolhedor tem todos os anos atraído cada vez mais pessoas de outras regiões a virem prestigiar o evento no município.”

FOLIA DE SANTOS REIS – Tradição passada de geração para geração em Terezópolis, os devotos de Santos Reis mantêm a décadas o giro da Folia de Reis no Município. Todos os dias durante o percurso, moradores (fiéis) servem aos foliões e a todos que juntos acompanham a bandeira: almoço, janta, café da manhã. E no dia 06 de janeiro data em que se comemora o dia de Santos Reis uma grande festa acontece. Ao final os palhaços da folia coroam o rei e a rainha que ficarão encarregados de fazerem a festa de inicio e encerramento do próximo ano.”

CATIRA – Também uma tradição passada de pais para filhos, tornou-se bem íntimo dos terezópolinos. Esta é uma das tradições que a secretaria da Cultura do Município tenta conservar. Escolinhas de catira onde pais e filhos dançam juntos e se apresentam em festas e eventos promovidos pela prefeitura e populares tem incentivado cada vez mais a dança. Diversos estilos de dança também são oferecidos aos jovens do município de Terezópolis e demais ainda serão acrescentados tais como: balé clássico, funk, country, axé etc.”

A MÚSICA

Terezópolis de Goiás é rico em artistas da música, com muitos já conhecidos do público goiano, como: Delvoni e Marito, Marta e Banda Dimensão, Ronny Borges, Banda Levada Nova, Eduardo Max, Capixaba, Marcos Paulo, além de tantos outros e alguns conhecidos nacionalmente como Mateus (da dupla Matão e Mateus), e a dupla Breno e Kadu.

Com tanta gente boa o atual prefeito Junior e o vice-prefeito Sergio não abrem mão de realizar em Terezópolis de Goiás várias vezes ao ano o CIRCUITO MUSICAL DE TEREZÓPOLIS, com o objetivo de sempre abrir espaço para todos que gostam de cantar, buscando assim sempre estar revelando novos talentos da música em todo município.

Terezópolis é excelência quando se fala em DJ, destaque para: DJ RENATO CAVALCANTE, DJ AGNALDO SILVA, DJ TESTA, DJ TIAGUINHO E DJ LUISINHO DE TEREZÓPOLIS.

“AS MÚSICAS QUE ROLAM NO MUNDO, EM TEREZÓPOLIS SEMPRE CHEGA PRIMEIRO”

Músicos com técnica instrumental notável se destacam por todo município de Terezópolis de Goiás, aqui citados alguns como exemplo:

? GUITARRA: STENIO ROSA;

? PANDEIRO: LÚCIO CARIOCA, RODRIGUINHO;

? VIOLA: MARITO;

? VIOLÃO: CHICÃO FELICIO;

? CAVAQUINHO: MARLEY DO RESTAURANTE, DESOM (ZOIM);

? SANFONA: RAIMUNDO DA HOSANA, JOÃO DO DEMA;

? PERCUSSÃO: ALOÍSIO TIMBALEIRO;

? TECLADO: SINVAL DO TRIO DIMENÇÃO;

? CONTRA BAIXO: MICHAEL BIGUDE;

? VIOLINO

? TRIANGULO: TÕE DE ANISIA;

? TAMBOR OU BUMBA: ARVININHO;

? BATERIA: BIL RAMOS;

GAITA: ZECA DA FULIA;

E TANTOS OUTROS.

ESPORTES

Terezópolis conta hoje com academias de artes marciais, destacando o karatê, capoeira, e o muay tai. Que também já é uma referencia e uma paixão para a juventude local. Além das academias de ginástica aeróbica e musculação que também já é destaque na cidade.

Situado em uma APA (Área de Proteção Ambiental), o município de Terezópolis de Goiás é visitado por turistas de diversos estados do Brasil e até de outros países, que querem se divertir e estar em contato direto com a natureza. Além das paisagens naturais típicas da região, as trilhas para quem gosta de pedalar, é comprovadamente uma das melhores da região.

“As escolinhas de Futsal e Futebol de Campo, em Terezópolis é sem dúvida a diversão preferida das crianças do município e orgulho da população.”

OS PIONEIROS

O verdadeiro alicerce de uma população é aquele feito de pessoas…